EVENTOS

1º ENCONTRO: TRABALHO E SINDICALISMO, QUE FUTURO?

CARTAZ_30ABR16_SITE

 

Dia 30 de Abril – Auditório da Gare Marítima de Alcântara – das 9h às 18h.

A Solid – associação promotora dos direitos sociais, culturais e laborais – irá promover um primeiro Encontro subordinado ao tema “Trabalho e sindicalismo”. Pretendemos, com esta iniciativa contribuir para tornar mais combativa e eficaz a luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores, num momento em que esses direitos mais elementares são postos em causa.

Pretendemos fazê-lo, integrando as contribuições de quem tem a experiência concreta da luta nos locais de trabalho e quem estuda e investiga essas temáticas.
Pretendemos dar continuidade a esta iniciativa e fazer que dela resultem outras que fortaleçam a luta dos trabalhadores.
Vivemos um tempo em que:
– a produção em cadeia exige novas formas de lutas sociais capazes de responder à crescente fragmentação do trabalho;
– a globalização exige a construção de uma resposta internacionalista por parte das organizações dos trabalhadores; e a crise do Estado Social exige novas e criativas formas de solidariedade social.

Estamos a viver uma grave crise do sindicalismo, bem evidente na queda brutal da taxa de sindicalização, e que se estende a todas as outras formas de organização dos trabalhadores – perguntamos : quais as razões fundas dessa crise? Como ultrapassar a burocratização de muitas estruturas sindicais e a sua subordinação a agendas partidárias? Como lutar pela democraticidade das organizações dos trabalhadores?

Cerca de 60% da população vive hoje numa condição cíclica de desemprego e precariedade, constituindo o desemprego o efectivo regulador dos salários. Como defender o emprego com direitos e fazer frente aos despedimentos? Como organizar os trabalhadores desempregados? E os precários? Como construir uma verdadeira solidariedade internacional? Porque é que a maioria das lutas não se têm saldado por vitórias, levando à descrença na utilidade do protesto?
Este encontro visa abrir um debate, nacional e intersectorial, para, sem preconceitos ou ideias feitas, contribuir para dar resposta a estas questões e a outras que se colocam ao movimento de luta dos trabalhadores e às suas organizações.

Por isso convidamos todos os interessados a participar activamente nesta iniciativa e a dar o seu contributo. Fazêmo-lo com a confiança na imensa força daqueles que vivem do trabalho e com a certeza de que a tomada de consciência dessa força emancipadora os tornará no sujeito histórico capaz de construir uma sociedade mais justa e igualitária.

 

A Comissão Organizadora do Encontro
António Mariano
António Paço
Carlos Macedo
Carlos Pratas
José Gameiro
Lídia Oliveira
Raquel Varela

 

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1040362812710663/

Programa do Evento: https://www.facebook.com/associacaoSOLID/photos/a.569879343150066.1073741828.569689226502411/705678496236816/?type=3&theater

Para inscrições e mais informações contactar: encontrotrabalho@gmail.com

Comments are closed.

Powered by: Wordpress